Projetos de Pesquisa

Os desafios do ensino médio para jovens da rede pública da Região Serrana Fluminense

Escola e comunidade em movimento: educação, arte e inovação

Arte e cenário no espaço urbano

Os desafios do ensino médio para jovens da rede pública da Região Serrana Fluminense

Este projeto analisa a relação entre as vulnerabilidades socioeconômicas, culturais e educacionais e o abandono e a evasão escolar de jovens estudantes de ensino médio da rede pública dos municípios com os menores índices de IDH da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, para subsidiar políticas de incentivos ao retorno escolar e a permanência dos alunos no universo escolar, configurando-se como uma relevante pesquisa à contribuição no aprimoramento de políticas públicas focadas na erradicação das quebras de vínculos dos jovens com a escola. As desigualdades sociais se agravaram e o processo de abandono e evasão escolar se acirraram com a pandemia, tornando o segmento estudantil da periferia sujeito a intenso processo de vulnerabilidades, exigindo o estabelecimento de análises que contribuam para o retorno e a permanência dos estudantes no campo de ensino regular. Apesar de recorrentes políticas de combate à evasão escolar terem sido pensadas e promovidas no Brasil, os resultados ainda não refletem ganhos expressivos no caminho da erradicação do problema, em particular em territórios das periferias. Se a evasão escolar tem causas múltiplas, as análises e as ações devem ser multidisciplinares e diversificadas. Para compreendermos o fenômeno, realizaremos metodologicamente uma pesquisa empírica, descritiva e analítica, de natureza quantitativa e qualitativa, realizando questionários, observação participante, entrevistas e grupos focais com a metodologia photovoice, baseada em fotografias e diálogos participativos, como meio de ultrapassar as barreiras tradicionais de comunicação, que muitas vezes inibem os membros de um grupo expressarem as suas preocupações e inquietudes. Pela crise da pandemia na educação e pela necessidade de qualificar o ensino médio, urge analisarmos o contexto atual para superar as fragilidades do sistema público educacional brasileiro já existentes e enfrentar os desafios que se impõem, no limiar do século XXI.

Financiamento: CNPq

Coordenação: Maria Alice Nunes Costa

Pesquisadores:

– Regina Ferrão Lanzillotti
– Ana Carla Pinheiro
– Gregório Rolim
– Nathan Gomes
– Sophia Ázara

 

Logo do Projeto

Escola e comunidade em movimento: educação, arte e inovação (desde 2022)

Tem como objetivo desenvolver ações estratégicas inovadoras de mobilização comunitária para a articulação, interação e integração da comunidade escolar e seu entorno, que favoreçam iniciativas para o desenvolvimento educacional e local do distrito de Itaipava, Petrópolis (RJ), em razão dos problemas gerados pelo cenário da pandemia COVID-19. Serão oferecidas oficinas criativas e lúdicas pedagógicas aos estudantes, no sentido de superar as ausências de aulas em razão da pandemia, tais como: informática; teatro; leitura e interpretação; e, cidadania e meio ambiente. O projeto também desenvolverá eventos culturais com o objetivo de mobilizar socialmente o território atendido, mitigando os efeitos negativos da pandemia.

Financiamento: FAPERJ

Coordenação: Maria Alice Nunes Costa

Exposição fotográfica coletiva Cecilia Schechner (Educação, arte e movimento)

Arte e cenário no espaço urbano (desde 2016)

Analisa processos contemporâneos de reconfiguração estética e da produção cultural desenvolvidas nas cidades, territórios e comunidades por meio da metodologia photovoice e a fotografia, como metodologias epistemológicas e artísticas. Estabelece um diálogo entre a análise sociológica e política sobre as identidades culturais, as subjetividades e o acesso aos equipamentos coletivos urbanos. São abordados temas contemporâneos sobre o ser e o estar urbano. Por meio de uma aproximação interdisciplinar e transdisciplinares analisa as mudanças sociais relacionadas com o cotidiano da vida urbana, os processos de participação cultural, as intervenções arquitetônicas urbanas e o planejamento urbano e regional vis à vis com a visão de comunidades e seus impactos materiais e imateriais. Questiona-se os limites epistemológicos de cada campo de análise e incorporando diferentes perspectivas e procedimentos de forma a responder sobre as questões urbanas emergentes.
Coordenação: Maria Alice Nunes Costa
 

Livro Cenários do espaço urbano

Qual o lugar da Educação no Brasil???

Os vestígios do passado – Ensaio Fotográfico de Maria Alice Costa

O Vizinho Invisível – Ensaio Fotográfico de Maria Alice Costa

Fotografias, Vozes, Saberes e Utopias Reflexões através da lente

Janelas da Alma e Espelhos do Mundo

Skip to content